top of page

A metodologia bilíngue é a ideal também para adultos?




Seguindo com as dúvidas que ainda rondam o ensino bilíngue, hoje vamos falar sobre casos em que não foi possível optar pela metodologia na infância e na adolescência. Para os adultos, o bilinguismo também é a melhor opção?


Muitas vezes, os adultos se diferenciam dos pequenos em relação à assimilação de um novo idioma por contar com filtros sociais e crenças limitantes que geram a eles dificuldade de se expor e interferem diretamente neste aprendizado. O bilinguismo desconstrói estes preconceitos contra as aulas de inglês, quebrando barreiras que levam os alunos a acreditar que não vão conseguir aprender.


Uma das formas como isso é feito é o foco no vocabulário, para que o adulto consiga internalizar estas informações sem se preocupar, no princípio, com a estrutura gramatical das frases. Este esquema é importante uma vez que as pessoas têm o hábito de ficar pensando racionalmente em como montar as sentenças, construindo as estruturas em português e traduzindo-as para o inglês, o que não dá certo e acaba gerando frustração.


Neste sentido, o bilinguismo quebra a crença de que os alunos precisam aprender palavra por palavra e faz com que eles passem a se preocupar em entender o contexto, passo fundamental para que comecem a conseguir se comunicar.


Em outras palavras, as técnicas de ensino diferenciadas da metodologia bilíngue são armas importantíssimas para que o adulto não desista do inglês, que, hoje, deixou de ser um diferencial na carreira para se tornar um fator imprescindível para o sucesso profissional. O bilinguismo oferece ao aluno a oportunidade de tentar aprender de uma nova forma, diferente da que foi ofertada a ele na infância e que gerou esta descrença no idioma.


Para concluir, deixamos algumas dicas para aqueles que ainda estão na dúvida sobre apostar ou não no bilinguismo na vida adulta. Primeiramente, lembre-se de que sempre há tempo para começar a aprender inglês. Independentemente da idade, se a pessoa quiser, tiver força de vontade e apostar em uma metodologia com a qual se identifique ela vai conseguir aprender a língua.


Para esta escolha da metodologia, vale apostar em cursos focados na fala e que não usem a tradução como forma de ensino. Além disso, algumas dicas podem ser úteis para potencializar o aprendizado nesta etapa da vida: assistir a vídeos com a legenda em inglês; ouvir músicas no idioma, acompanhando as letras; e conversar e trocar mensagens com pessoas que têm o inglês como língua nativa.


Esqueça medos, receios e experiências traumáticas anteriores e lembre-se de que a metodologia bilíngue é uma arma poderosa para ajudar adultos a vencerem todas as barreiras que ainda os impedem de aprender um novo idioma. Vá em frente!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page