Hoje em dia, aprender um novo idioma virou requisito obrigatório para melhores oportunidades, inclusive no mercado de trabalho. Mas você sabe qual é a melhor metodologia para este aprendizado? Vamos, ainda, mais longe: você sabe a diferença entre aprender e adquirir um novo idioma?
Independentemente da idade, a metodologia bilíngue é reconhecida como a ideal para se “adquirir” um novo idioma. Para começar a entender as suas vantagens, vamos lembrar como o inglês é ensinado nas escolas e cursos. Primeiro, os professores ensinam a gramática, para pessoas que ainda estão engatinhando no quesito vocabulário, um caminho não natural.
Agora, vamos pensar em como aprendemos nossa língua nativa. Primeiro, focamos na construção do vocabulário e na compreensão oral, para só depois nos preocupar com a gramática. Este é, também, o foco da metodologia bilíngue. Neste método, a gramática é, sim, ensinada, por meio de correção e repetição, mas não é o foco dos primeiros passos de um aluno. Em outras palavras, assim como no idioma nativo, a primeira preocupação é falar e entender o idioma, para depois desenvolver a leitura e a escrita.
Mergulhar logo cedo nesta metodologia traz inúmeros benefícios para o aluno. Quanto antes a criança começar, maior a economia em relação ao tempo de aprendizado. Para os adultos, o método bilíngue traz a vantagem de conseguir quebrar aquela barreira comum a pessoas que já tentaram aprender e afirmam entender o que se diz, mas não conseguem falar e se comunicar em relação ao que está sendo transmitido.
Mas, voltando ao começo da nossa conversa, “adquirir” um idioma é um conceito mais amplo que “aprender” um idioma. Adquirir está ligado a uma fluência que permite que a pessoa não pense na estrutura da língua para se comunicar, assim como acontece com sua língua nativa. Com o idioma internalizado no aluno, o próprio pensamento já formula automaticamente o que ele pretende comunicar.
Ao aprender uma língua, você constrói a estrutura gramatical do que gostaria de transmitir no seu idioma nativo e, depois, traduz para a outra língua. Na metodologia bilíngue, você adquire um idioma, o “acomodando” dentro de você e formando seu pensamento já na língua, sem ter que se preocupar em montar a estrutura gramatical.
Quem estuda a metodologia bilíngue acaba esbarrando, também, na sigla CLIL. Content and Language Integrated Learning, ou Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Línguas, é um termo que se refere a várias estratégias de ensino que fazem com que a língua estrangeira seja adquirida de forma integrada a um conteúdo disciplinar.
Quando a metodologia bilíngue utiliza esta abordagem, o inglês passa a ser uma “ferramenta de trabalho” para uma aprendizagem mais ampla, trabalhando, também, as habilidades socioemocionais e tornando o processo mais prazeroso e natural para o aluno.
Ainda há muito que se falar sobre a metodologia bilíngue para o ensino do inglês. Para os pais, o assunto sem dúvida vale uma pesquisa aprofundada. E para quem busca ADQUIRIR o idioma, é importante ressaltar que sempre há tempo, independentemente da idade.
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